Nova lei da cadeirinha: entenda o que mudou

Atualizado em 16/03/21

Quem tem crianças sabe que os pequenos precisam ser transportados com segurança no carro. Pode parecer estranho essa medida só ter virado lei no Brasil em 2008, se pensarmos que a segurança dos pequenos é algo básico. Mas, tarde ou não, desde então o uso de cadeirinha para criança é obrigatório em território nacional com algumas regras específicas.

 

Mãe acomodando bebê na cadeirinha no banco traseiro do carro

Lei da cadeirinha – como é hoje


O regulamento vigente permanecerá até março de 2021, no qual, essa obrigatoriedade se limita a crianças de até 7 anos e meio.

Confira abaixo as regras da Lei da Cadeirinha, no regulamento atual de acordo com cada faixa etária e quais são os assentos que devem ser usados:
  • Para crianças de até 1 ano: o assento deve ser um bebê conforto, instalado de costas para o banco dianteiro;
  • Para crianças de 1 até 4 anos: o assento deve ser uma cadeirinha tradicional, voltada para a frente do veículo;
  • Para crianças de 4 até 7 anos e meio: o assento deve ser um banco de elevação voltado para a frente do veículo, além do cinto de segurança de três pontos;
  • Para crianças de 7 anos e meio até 10 anos: devem sentar-se no banco traseiro e com cinto de segurança de três pontos.

 

 

Lei da cadeirinha – como ficará

Agora, além da faixa etária, existe a determinação sobre a altura. 

Na nova lei da cadeirinha, a partir de março de 2021, a obrigatoriedade dos assentos vale para crianças de 4 até 10 anos que não atingiram 1,45m de altura. Elas devem  utilizar o dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, como bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação.  

Por isso, papais e mamães fiquem atentos, pois o descumprimento dessas regras, representa infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, e 7 pontos na carteira de habilitação. 


Mas meu filho está quase na altura exigida, ainda precisa da cadeirinha?

Sim! Como agora o uso da cadeirinha deixou de estar atrelado só à idade, mas também à altura, esse critério será conferido à risca.
Será comum crianças que estão quase atingindo a altura exigida, mas ainda sim precisam usar a cadeirinha. Para estes casos, alugar a cadeirinha por esse curto período, pode ser o melhor custo-benefício.

Aqui na Boo, temos as melhores opções para a segurança do seu pequeno: o bebê conforto projetado para crianças entre 2,5Kg e 13Kg, a cadeirinha com ampla faixa etária: desde recém-nascido até cerca de 25kg e a cadeirinha para crianças de 9kg a 36kg.

Não compre, alugue com a Boomerang e tenha a tranquilidade de que as crianças estarão seguras, protegidas e dentro das exigências da nova lei.