Método Montessori: o que é e dicas de como aplicá-lo.

Atualizado em 21/07/21
O Método Montessori foi idealizado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952), alterou os rumos da educação infantil tradicional e ganhou destaque também por sua aplicação universal, tanto em escolas como em casa.

O princípio do Método Montessori é que toda criança tem a capacidade de aprender de forma espontânea partindo de experiências e estímulos presentes no ambiente.
 
Através de um ambiente organizado, incentivo de atividades sensoriais e com movimento e consciência de que cada criança possui seu tempo de aprendizado, o Método Montessori pode ser inserido na educação das crianças desde os primeiros dias de vida delas. 

Para aplicação do Método Montessori, separamos algumas dicas para ajudar a você introduzir esse método na educação infantil: 

  1. Prepare o ambiente

Um ambiente organizado permite que o interesse se manifeste nas crianças de maneira natural. Ao manifestar o interesse desta forma, a capacidade de aprender fazendo, a experimentação e a criatividade são estimuladas na criança.

    2. Dê autonomia

A autonomia é essencial para a aplicação do Método. Permita que elas calcem e amarrem os sapatos, comam e se vistam sozinhas, entre outras ações. Sob a supervisão de um adulto, crianças podem executar diversas atividades com mais autonomia e a aprendizagem será a maior gratificação para ela. 

    3. Respeite e estimule o desenvolvimento

Compreender que cada criança possui um grau e tempo de desenvolvimento é papel importante dos pais e responsáveis. Desta forma, além de compreender cada etapa de desenvolvimento das crianças, deve-se notar e estimular o que desperta interesse nelas

    4. Observe

Papais e mamães, o papel de vocês é observar! Sim, deixem a curiosidade das crianças fluir, de acordo com o interesse e tempo delas. Mas, claro, segurança em primeiro lugar. Não as deixem completamente sozinhas e observem também se é seguro para elas aquelas atividades.
     

    5. Revezamento de brinquedos

Segundo o Método Montessori, o rodízio de brinquedos ajuda na organização da casa, na imaginação e no foco das crianças. Com menos brinquedos, as crianças conseguem fazer escolhas, exercitar a imaginação e foco e guardar os brinquedos após o uso.  Além disso, é importante que os brinquedos ofertados em cada ciclo do rodízio sejam adequados para a idade e desenvolvimento da criança.

A Boomerang possui diversos brinquedos e acessórios disponíveis para aluguel que podem ajudar na aplicação do Método em casa. Você pode escolher qual brinquedo alugará para cada fase do seu bebê, estimulando seu desenvolvimento desde os primeiros dias de vida e auxiliar na descoberta dos interesses dele. 

Quando for o momento de iniciar um novo ciclo de brinquedos, é só devolver para a Boomerang o brinquedo alugado e iniciar um novo aluguel com produtos adequados e que auxiliarão ainda mais o desenvolvimento do seu bebê. Sem precisar se preocupar com espaço para armazenar antigos brinquedos e economizando até 90% do valor de um brinquedo novo. 


Gostou das dicas? Que tal começá-las a aplicá-las? Alugue com a Boomerang na sessão Cuidados do Bebê