Faça você mesmo: como decorar apartamento pequeno gastando pouco

Atualizado em 17/06/21
Quer decorar o seu apartamento com estilo e personalidade, mas a grana ficou curta? Este texto foi feito para você! 

Casal pintando parede

Fazer a decoração de apartamento nem sempre é sinônimo de altos investimentos. Existem soluções rápidas e econômicas para você renovar o seu ambiente, sem perder o estilo e personalidade.
E pensando nisso, nós, aqui da Boomerang, convidamos o arquiteto Túlio Nascimento, especialista em decoração de casas e apartamentos, para nos ajudar nessa tarefa.  Afinal, a Boo é a sua parceira na hora de ajeitar o seu cantinho. Então, vem com a gente e confira as nossas dicas infalíveis para ter um apartamento mais bonito e organizado.

1 - Crie seus móveis

Uma ótima opção para gastar pouco e inovar na decoração é criar os seus próprios móveis. Além do baixo investimento, você colabora com o meio ambiente, deixando o seu apartamento muito mais sustentável e ecológico.
Sabe aqueles caixotes de madeira encontrados em feiras ou supermercados? Você pode usá-los para criar uma prateleira, nicho ou até mesmo uma mesa de canto. Eles são itens versáteis por possuírem diferentes tamanhos e podem ser customizados com pinturas ou aplicações personalizadas – como a de papel contact.
Outra alternativa econômica e criativa é a customização do palete, que também pode ser encontrado em supermercados. “Eu criei um sofá usando apenas palete e almofadas”, conta o arquiteto. Além do sofá, você pode criar camas também. Aproveite que os móveis de palete estão super em alta e busque por referências na internet. Assim, você poderá criar um móvel que é a sua cara!
 

2 - Use nichos, armários aéreos e prateleiras 

Não dá para abusar e ter excesso de móveis em apartamentos pequenos – o que ajuda a economizar no orçamento.  Além dissso, os móveis devem estar no seu devido lugar para que o seu ambiente seja funcional. Então, para utilizar muito bem o seu espaço, aproveite as paredes, apostando nas prateleiras, nichos e armários aéreos . Ao instalar  acessórios ou itens de decoração na sua parede, lembre-se de ter atenção com a planta do apartamento para não correr o risco de estourar um cano ou chegar a uma viga.
Conforme Túlio, quanto mais espaço você ganha, mais organizado fica o ambiente.  “Uma outra dica de organização é investir em móveis com compartimentos criativos. Ou seja, você pode armazenar alguns objetos no próprio sofá e nas gavetas da cama” pontua.
 

3 - Alugue ferramentas 

Para montar os móveis do seu apartamento, você vai precisar de alguns utensílios. Mas ninguém merece comprar coisas que não serão usadas com tanta frequência! E como a ideia aqui é gastar pouco, não compre, alugue um jogo de ferramentas.  Na hora de  colocar os nichos, armários aéreos e prateleiras, você vai precisar de uma furadeira – que pode ser alugada também.
Quando nós falamos que a Boomerang é a sua parceira na hora de ajeitar o seu cantinho, estávamos falando sério. Na Boo, você usa o que precisar, quando precisar, sem comprar nada. É só fazer o seu aluguel e receber os itens no conforto da sua casa.
 

4 - Transforme um móvel antigo 

mulher montando móvel

Os móveis também podem dar um ar de novo e trazer muita personalidade para o ambiente. A grande dica para não estourar o orçamento é dar cara nova e uma segunda vida às peças e aos materiais que você já tem na sua casa.
“Os móveis de madeira costumam ser muito duráveis. Eles são fáceis de reformar e podem ser reaproveitados. Então, se você quiser transformar o seu móvel, você pode lixá-lo para obter um aspecto mais rústico ou até mesmo pintar. Basta usar ferramentas adequadas, produtos específicos e a criatividade”, pontua o profissional.
 

5 - Invista em paredes claras

As cores claras são importantes para apartamento pequeno por trazerem a sensação de amplitude, deixando o espaço bem iluminado.  
“Você pode usar tons claros, como o branco, cinza ou amarelo no tom pastel. E ousar com tons mais pontuais como os terrosos. Você usa este tipo de tom para pontuar um lado da parede, deixando o ambiente mais amplo e mais alegre. Outra sugestão é optar por placas de gesso 3D que dá uma diversificada”, ressalta Túlio.
Mas por que não é recomendado usar cores escuras em apartamentos pequenos? Segundo o arquiteto, as cores escuras em ambientes de 40 ou 50 metros quadrados podem fechar a luminosidade e trazer uma sensação de negatividade e enclausuramento.
 

6 - Aposte em espelhos

O espelho é um grande aliado na decoração por trazer a ideia de profundidade. “ As lojas de shopping, por exemplo, costumam usar muitos espelhos. Isso porque elas, em sua grande maioria, são pequenas. Quem olha de fora enxerga muitas prateleiras, tem a sensação de que o ambiente é grande e espaçoso. Isso acontece porque o espelho traz  uma certa amplitude para o ambiente”, ressalta Túlio.
Para obter essa mesma sensação, você pode apostar neste item na decoração da sala do seu apartamento ou em qualquer outro cômodo. É importante que você escolha um lugar aconchegante do seu lar que você queira refletir. Evite instalar o espelho virado para a área de serviço ou onde bate o sol. 
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.