Como limpar sofá: veja dicas para a limpeza ideal do seu estofado

Atualizado em 17/06/21

Aluguel de extratora higienizadora é a alternativa perfeita para deixar o seu estofado impecável

O acúmulo de poeira e sujeiras no sofá é muito comum, ainda mais quando se tem crianças e animais no ambiente. É o lugar  da casa que abriga toda a família e que muitas vezes deixamos cair líquido ou algo que estávamos comendo. Aí, vem o desafio de lidar com a remoção da sujeira de forma rápida e eficiente.

E para você não abrir mão do seu bem-estar e conforto, separamos algumas dicas infalíveis de como limpar sofá. Vem com a gente e veja como deixar o seu estofado de cara nova!

 

1 - Observe a etiqueta do sofá 

Ao comprar uma roupa, sempre observamos a etiqueta para saber se aquela peça cabe em nosso corpo. Mas para além das informações de tamanho, elas também trazem as instruções de lavagem. E assim acontece com os sofás. Cada estofado possui uma etiqueta específica, que sinaliza a forma como ele deve ser higienizado, levando em consideração o material usado na sua fabricação. 

Os sofás que só podem ser limpos por profissionais trazem em sua etiqueta a letra F; Aqueles que necessitam ser lavados a seco são sinalizados pela letra P; A letra W indica que o sofá deve ser higienizado com pano úmido e produtos específicos para o seu tecido; Por sua vez, a letra O está nos sofás que podem ser lavados com água.

 

2 - Alugue uma extratora higienizadora 

Mulher limpando sofá com extratora

A solução perfeita para uma limpeza profissional do seu sofá, é o aluguel da extratora higienizadora de estofados. O equipamento também higieniza carpetes, cadeiras e estofados em geral, limpando de forma profunda as superfícies de tecido, com rápida secagem e praticidade – você economiza tempo e dinheiro!

Mas, como limpar o sofá em casa com extratora? O equipamento é super fácil de usar. Depois da sua montagem, é só abastecer o tanque removível com água e produto específico (alugando com a Boo, você leva para casa 200ml de shampoo para estofados).

 Tanque abastecido? Agora é só ligar a extratora e borrifar a água com o produto no seu estofado. Espera um pouco para o líquido agir e em seguida faça a sua sucção, tirando toda a sujeira localizada no material. A máquina extrai impurezas de até 5cm de profundidade. Ao mesmo tempo que ela limpa o tecido, promove sua secagem, sendo capaz de retirar até 90% da água injetada. Você economiza  tempo, dinheiro e deixa o seu sofá novinho!

 

3 - Fuja das receitas caseiras 

Quando bate uma dúvida, a gente sempre recorre à internet. Pesquisamos por dicas, tutoriais e soluções práticas para os nossos problemas diários. E quando se trata de limpeza, a gente sempre espera por uma receita caseira eficaz – seja para tirar mancha ou odor. Mas cuidado! Na hora da higienização do seu sofá, a atenção deve ser redobrada com as receitas caseiras, principalmente as que usam cloro ou sabão em pó em sua composição, que podem danificar o seu estofado. 

Limpar os sofás com soluções caseiras, borrifando produtos, não significa que há extração da sujeira. Além disso, as esponjas grossas e esfregões com cerdas duras também merecem a sua atenção. O uso desses materiais em determinados tecidos pode prejudicar a durabilidade do seu estofado. 

 

4 - Dê adeus à poeira

Mesmo que você não consiga enxergá-las, as partículas de poeira estão presentes no ar e podem impregnar no sofá, afetando a sua higiene. O que você pode fazer é utilizar um aspirador de pó para a limpeza de manutenção. 

O aspirador de pó é indicado para aqueles móveis que pedem lavagem a seco, mas também pode ser utilizado em qualquer tipo de sofá. Com ele, você pode remover a poeira e as sujeiras do dia a dia, garantindo que o seu estofado fique com aparência de novo. E se você não tem um aparelho em casa, não se preocupe, é possível alugar aqui na Boo e usar pelo tempo que precisar!

 

5 - Limpe as almofadas

As almofadas também merecem atenção. Se o assento do seu sofá for constituído de almofadas soltas, a limpeza fica mais fácil. É só retirá-las e fazer a higienização separadamente. Tire as capas das almofadas, lave-as e as coloque em um local mais propício à secagem. Se as suas almofadas não possuem zíper, limpe-as com um pano úmido de produto específico para estofados. Tome cuidado com a hora da secagem para  que a almofada não tenha exposição direta à luz do sol, pois ela pode desbotar o tecido. Lembre-se de passar o aspirador de pó, uma vez por semana, para manter as almofadas livres de ácaros de poeiras.