Como garantir uma boa noite de sono do bebê

Atualizado em 17/06/21

Pediatra revela dicas infalíveis para criar uma rotina de sono saudável 

Mãe segurando bebê

 

São duas horas da manhã e o seu bebê ainda está acordado? Com certeza, em algum momento, você já desejou que ele dormisse a noite toda, né? Fica tranquila, as noites em claro estão chegando ao fim. 

Para te ajudar a organizar essa nova rotina, conversamos com a pediatra Fernanda dos Santos, que separou dicas que vão ajudar você e o seu pequeno. Vem com a gente!

 

1 - Crie uma rotina do sono 

Uma boa noite de sono do bebê é fundamental para o seu desenvolvimento físico e mental. Mas a gente sabe que ele ainda não tem a noção de tempo, podendo trocar o dia pela noite. E como cada um tem a sua rotina, é importante que a mamãe se adapte a ela. Vai chegar um momento, após conhecer os horários do seu filho, que conseguirá criar uma rotina para ele, estabelecendo o horário das sonecas.

“Quando for às 19 horas, por exemplo, você diminui a luz, dá banho no seu bebê, coloca-o para mamar e, em seguida, para dormir. É criar uma rotina do sono. Mas isso não impede que ele acorde de duas em duas horas e está tudo bem”, exemplifica a pediatra. Fazendo isso rigorosamente todas as noites, ficará mais fácil treiná-lo futuramente.

 

2 - Deite o bebê de barriga para cima 

Bebê de barriga para cima

O recém-nascido ainda não sabe se virar sozinho num berço. Então, o aconselhado é que as mamães o coloque de barriga para cima, com a cabeça para o lado – o que evita o engasgo com o leite. 

“Deixar ele de barriga para cima e sem nada no berço. Nem travesseiro, cobertor ou bichinho de pelúcia. Se estiver muito frio, os pais podem colocar um aquecedor no quarto, uma roupa mais quente no filho, mas não um cobertor. Caso coloquem um cobertor no berço, é necessário prendê-lo muito bem, para que o bebê não puxe para cima de si e acabe sendo sufocado”, afirma a especialista

É importante ressaltar que dormir de lado ou de barriga para baixo podem aumentar os riscos de Síndromes da Morte Súbita Infantil (SIDS). Os pais precisam ficar atentos. 

 

3 - Aposte num berço confortável e prático 

Um dos itens mais importantes para garantir o conforto e uma boa noite de sono do bebê, é o berço. Os pais podem optar por um mais convencional, portátil ou de vime, contanto que seja aprovado pelas normas de segurança. 

Aqui na Boo, temos a melhor opção para o seu filho: o mini berço desmontável Burigotto, que é muito prático para ser transportado e muito bom para ser usado como cercadinho. E o melhor, você não precisa comprar, é só alugar pelo tempo que for usar. 

Uma outra solução para o seu recém-nascido é o bebê conforto. Segundo a pediatra, a função desse tipo de cadeirinha não se restringe ao transporte, pois alguns pais a utiliza também para a soneca do filho, onde o pequeno dorme nos primeiros dias de vida.

 

4 - Não faça comparações

Cada bebê é de um jeito. O que funciona para o filho da sua irmã, vizinha ou qualquer outra pessoa, talvez não dê certo para o seu. “Busque entender o tempo do seu bebê e não fazer comparações. Ele vai dormir a hora que ele tiver sono e acordar a hora que quiser. Pode ser que ele durma a noite inteira, pode ser que ele acorde de duas em duas horas. Não existe regra, não existe padrão. Ele vai dormir o tempo que é suficiente para ele naquele momento”, ressalta Fernanda. 

 

*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. 

Navegue pelas tags