Boomerang: conheça a startup que vai transformar o jeito de você consumir

Atualizado em 24/05/21
As propagandas dizem que você precisa comprar. Os influenciadores digitais tentam te convencer. Enquanto isso, os cupons de descontos são lançados nos sites e aplicativos de compras. Consumimos sem refletir sobre o que realmente precisamos. Para dizer que é possível viver com menos bens materiais, acumulando mais experiências que coisas, é que nasce a Boomerang.
Fundadores Boomerang
“O nosso objetivo é que as pessoas deixem de comprar produtos, seja por que não são usados com tanta frequência ou por que serão utilizados por um período curto de tempo quando comparado à sua vida útil potencial. Fazendo isso, estaremos transformando a sua maneira de consumir”, explica Nathan Romeiro, nosso fundador e presidente.
Criada em dezembro do ano passado por Nathan, João Machado e Lucas Gomes, a Boomerang  abriu os serviços na cidade de São Paulo oferecendo o aluguel de ferramentas. Mas, atualmente, já é possível alugar furadeiras, equipamentos de ginástica, itens de limpeza – como as lavadoras de alta pressão e extratora higienizadora de estofados –  além de equipamentos de cuidados de  bebês.
O aluguel destes itens garante a possibilidade de contar com produtos de alta qualidade, pagando muito menos e sem ter que se preocupar com os custos de manutenção, armazenamento e transporte – a empresa entrega e monta os equipamentos na casa do cliente e realiza o processo oposto na devolução.
 
Não se prenda, alugue!

Comprou aquele quadro para o apartamento novo e se deu conta de que não tem a furadeira para pendurá-lo? Ou você precisa de uma extratora para higienizar o sofá e manter a casa em ordem? Seja para ajudar na decoração, fazer uma limpeza no estofado, ou até mesmo se exercitar dentro de casa, a Boomerang tem os melhores produtos e você só paga pelo tempo que for utilizar.
Como funciona? Basta entrar em nosso site, fazer um cadastro, escolher o produto necessário, seu período de uso e selecionar o modelo de entrega – retirar o item nas nossas unidades ou receber no conforto da sua casa. Para finalizar, é só completar suas informações pessoais e efetuar o pagamento com cartão de crédito. 
O aluguel pode ser diário – uma lavadora de alta pressão, por exemplo, custa R$ 40  por dia – ou mensal, que é o caso da bicicleta ergométrica. “Para cada categoria de produto, pensamos na melhor solução para o usuário.  Por isso, temos itens de aluguéis diários, outros mensais e acredito que no futuro outros modelos devem surgir. Nosso objetivo é que as pessoas percebam que vale muito mais a pena alugar do que comprar”, afirma Nathan. 
 
Parceria com lojistas 

Este ano, as pessoas reinventaram a forma de estar perto, trabalhar, comemorar e valorizar as relações. E nós, aqui da Boomerang, também! Foi pensando nisso que convidamos os lojistas da cidade de São Paulo a se reinventarem junto com a gente. 
Por isso, todos os produtos encontrados em nosso site vêm de uma rede de parceiros que alugam seus materiais para alimentar os negócios. “A gente mostrou aos lojistas que existe um mercado diferente para eles. Se antes vendiam uma furadeira por R$ 500, agora podem alugar o mesmo produto várias vezes e obter uma margem financeira maior do que teriam na simples venda”, ressalta nosso presidente.
Nos últimos meses, a empresa tem se esforçado para melhor atender e facilitar a gestão empresarial dos comerciantes. “Nós estamos desenvolvendo a plataforma do parceiro, onde ele fará a gestão do seu produto. Queremos dar mais controle e facilidade operacional para os lojistas”.
A Boomerang tem uma lista de espera com muitos parceiros de outras cidades e estados. Mas, por enquanto, o serviço é ofertado apenas na cidade de São Paulo. A empresa pretende se expandir para a região metropolitana da cidade e depois para outros lugares. Se você quer ser um parceiro e construir com a gente este novo jeito de consumir, é só clicar aqui
 
Minimalismo, a filosofia da Boomerang

O minimalismo é uma vertente de consumo sustentável e está presente na essência da Boomerang e no estilo de vida dos seus fundadores. “Foi quando me mudei com minha esposa e nosso cachorro para um apartamento de 40 metros quadrados, que percebi que poderia viver com menos. Ganhei um conjunto de pratos da minha mãe no ano passado e tive que devolver alguns, porque não fazia sentido ter aquilo tudo”, conta Romeiro.
O que a empresa defende baseada na filosofia minimalista é que ninguém precisa ser refém do consumo, comprando produtos que são poucos ou nunca usados. Para se ter uma ideia do consumismo desenfreado, o Brasil tem aproximadamente 61 milhões de negativados, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Além disso, conforme estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o brasileiro é o quarto maior produtor de lixo no mundo!
Nosso presidente acredita que o estilo minimalista vem para mostrar a importância de desapegarmos das coisas, estimular a preocupação com o meio ambiente e a economia. A vertente não é contra o consumo, e sim contra o consumismo exagerado. Segundo Nathan, as discussões sobre a economia circular giram em torno de como mitigar os impactos do consumo excessivo, mas raramente discutimos sobre a diminuição do consumo de uma maneira geral.
E foi inspirado nessa necessidade de haver novas alternativas viáveis e sustentáveis de acesso a produtos que a Boo surgiu – sua nova companheira nos dias de limpeza, no momento do seu treino, no conforto do seu bebê e na hora de ajeitar um cantinho na sua casa. Porque sempre vai um pouco da gente, e sempre voltará um pouco de você!