Agosto Dourado: apoio e proteção ao aleitamento materno

Atualizado em 19/08/21
Agosto Dourado: apoio e proteção ao aleitamento materno
Em 1991, um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deu origem à campanha do Agosto Dourado, que tem como objetivo a conscientização acerca do aleitamento materno. 
Celebrada de 1º a 7 de agosto, o mês é dedicado ao apoio, proteção e incentivo ao aleitamento materno, a cor dourada deste mês foi escolhida, pois o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças. 
O leite é considerado um alimento de qualidade ouro, pois possui todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares, água, anticorpos e glóbulos brancos que eles precisam. O aleitamento materno exclusivo é indicado até os seis meses de idade e é um grande aliado no combate à desnutrição e a infecções. 
Separamos 4 perguntas e respostas que te ajudarão a se preparar e conhecer mais sobre amamentação:

1. Você sabe a diferença entre amamentação e aleitamento materno? 
Amamentar é o ato direto da mãe dar leite ao bebê. Enquanto o aleitamento materno é o fornecimento desse leite ao bebê por outros meios, como uma colher ou copinho.
2. 
Você sabe quanto tempo o leite materno pode ser congelado?
O leite materno tem validade de até 15 dias após ser congelado. Após ser descongelado, deve ser mantido sob refrigeração e consumido em até 12h. Uma vez descongelado, o leite deve ser consumido ou descartado, não podendo voltar ao congelador. 
Bombas tira-leite auxiliam no processo de extração e armazenamento do leite materno e são uma ótima alternativa para auxiliar no aleitamento materno durante a ausência da mãe.
3. Você sabe que a mãe pode preparar-se para a amamentação antes mesmo do nascimento do bebê?
Parte do processo é feito naturalmente pelo corpo, porém, você pode evitar incômodos futuros, como fissuras e rachaduras, preparando os mamilos e seios para a amamentação durante a gestação. 
  • Tomar sol na região por 15 minutos diariamente, entre as 10h e 16h. 
  • Massagear os seios duas vezes ao dia, a partir do 4º mês de gestação.
  • Usar sutiãs de algodão e/ou de amamentação.
  • Evite usar produtos e esfregar os seios. Dê preferência à limpeza da área somente com água e seque com toalha limpa suavemente.
  • Antes do parto, não aperte ou use bomba para extrair leite. 

    4. Você sabe qual o ambiente ideal para amamentar/aleitar o seu bebê?
Antes de iniciar, é importante escolher, se possível, um ambiente que esteja calmo, sem ruídos e sem distrações. A mãe deve sentir-se confortável na posição escolhida. Em qualquer posição escolhida é importante que as costas estejam retas e com apoio, assim evitando dores na região e no pescoço. 
Uma ótima opção para amamentar é a poltrona de amamentação, que fornece conforto e segurança para mãe e bebê e ainda pode ser utilizada para ninar e interagir com o bebê. 

Na Meu Boomerang, você encontra diversos produtos que auxiliam no cuidado do bebê, desde os primeiros dias de vida dele. Do Bebê Conforto para a ida para casa segura ao Berço Dobrável que proporciona segurança e conforto que o bebê precisa durante o sono nos primeiros meses de vida. 
Você pode economizar até 90% do valor, paga somente o tempo que utilizar e devolve para a Boo quando não precisar mais. 
Gostou das dicas?
Acesse o site
www.meuboomerang.com e alugue o produto que você e seu bebê precisam e vão amar.